Dia de Gibi Novo: A History of Violence
A History of Violence é parente de Road to Perdition: uma graphic novel de mistéria publicada pela semi-morta Paradoxx Press (um selo da DC Comics). Eu havia comprado o volume, escrito por John Wagner e ilustrado por Vince Locke há alguns meses, mas até hoje não tinha me animado a ler.
Li hoje em uma sentada e gostei bastante. Exatamente o tipo de coisa que parece feita para convencer os preconceituosos por aí que os quadrinhos prestam para alguma coisa. E sem muito trabalho: as páginas - que não inventam muito na diagramação - são muito fáceis de seguir e a história é melhor que qualquer filme policial que eu tenha visto em muito tempo.
O gibi conta a história de Tom McKeena, o dono de uma lanchonete numa cidade do interior dos EUA, que impede um assalto a sua loja, matando um dos assaltantes. Os jornalistas gostam da história e transformam Tom num true american hero, atraindo a atenção de alguns mafiosos de Nova York, procurando um homem que causou problemas vinte anos antes. A confusão de identidades causa uma série de problemas para Tom e sua família, sendo só o começo da história.
É uma pena que a DC parece ter desistido da idéia de romances de mistério em quadrinhos - e de toda Paradoxx Press. Há cinco anos, quando essas coisas foram publicadas, as hqs tinham um espaço muito menor que hoje nas livrarias americanas. Depois do sucesso de Road to Perdition - e da reedição da hq que originou o filme - seria bem interessante se a editora tentasse novamente atingir o público que não atingiu anos atrás.